quinta-feira, 27 de junho de 2013

A dieta milagrosa, o comprimido mágico, o chá eficaz para emagrecer... parte 2

Como referi no artigo anterior, acredito que a chave para emagrecer está numa verdadeira reeducação alimentar e não em qualquer chá ou comprimido. Os chás e outros suplementos podem até fazer com que se perca algum peso, mas terão sempre efeitos de curta duração uma vez que depressa se voltam a ganhar os quilos que se perderam. Assim, é realmente necessária uma mudança de hábitos de vida. Alterar a alimentação privilegiando os vegetais e evitando os hidratos de carbono. Privilegiar as proteínas magras da carne branca e do peixe. Optar por cereais integrais. E fazer trocas inteligentes. Por exemplo, trocar as bolachas por fruta. 
Mas a dieta alimentar não é suficiente. A regra para perder peso há muito já foi enunciada pelos especialistas: temos de gastar mais calorias do que aquelas que comemos. Por isso temos de abandonar o sedentarismo e praticar algum exercício físico. Caminhar é o exercício mais barato e mais eficaz, mas há outras alternativas para quem, por exemplo, não pode sair de casa: limpar a casa, subir degraus (duas listas telefónicas podem servir perfeitamente para fazer um step), usar uma bicicleta estática...
O outro truque que resulta é beber água ou outros líquidos não açucarados fora das refeições. Deve-se beber cerca de 1,5 litros. Se tivermos retenção de líquidos há no mercado vários drenantes que podem ajudar. Beber um chá verde após as refeições também está comprovado que resulta. Recentemente experimentei um chá verde com gengibre que dizem ser bom para acelerar o metabolismo. Não consegui ainda chegar a uma conclusão se é verdade ou não, mas como é muito saboroso, é uma forma de beber líquidos. Os chás não fazem milagres, mas ajudam se fizermos uma boa alimentação.
Em suma, emagrecer saudavelmente implica uma mudança nos nossos hábitos. Não acreditem naquelas publicidades que vos vendem na televisão em que vos prometem emagrecer sem esforço. Temos de fazer algum esforço, mas acreditem que conseguem. Não é assim tão difícil.

Sem comentários:

Enviar um comentário